sábado, 31 de dezembro de 2011

Simples retrospectiva

Começo a escrever esse texto pontualmente, e por mero acaso, à zero hora do dia 31 de dezembro de 2011.
Faltam menos de 24 horas para o ano acabar. A sensação é estranha, no mínimo. Não há como não parar um instante e se por a pensar em tudo o que aconteceu. Dias intempestivos. Emoções a flor da pele. Raiva, alegria, desejos e mudanças.
Me apaixonei. Amor de verdade... Voltei a fazer Rock. E (deixando a modéstia de lado) rock do bom, diga-se de passagem.
Mas não quero falar das minhas experiências hoje. Quando assisti a tradicional retrospectiva da Globo, revi coisas que a memória tinha apagado. Kadafi morreu. Paulo Renato Souza e suas idéias para educação também. Moacir Scliar não escreve mais. Lula e Gianecchini têm câncer. Joãozinho Trinta não faz mais samba.
O Pearl Jam veio ao Brasil, e lá estava eu. Mas a Britney e o Bieber também (esses eu não fui). O U2 fez o chão tremer. A Pitty no Rock in Rio também. O Tedect emocionou no palco. Foi um ano memorável.
E triste também... 12 crianças e um assassino. 13 mortes e um país em choque. A presidente Dilma Rousseff chora.
Fórmula 1 é um fracasso para o Brasil. UFC um sucesso. Timão é Penta. Barcelona é o melhor time do mundo, mas o Santos tem o seu mérito.
Foram tantas tragédias. Mas o que houve em 11 de janeiro não pôde ser esquecido. Um estado inteiro submerso. Centenas de mortes e uma realidade assustadoramente imprudente e corrupta. A tragédia mostrou despreparo do poder público ao realizar obras de prevenção, e o cúmulo da infidelidade ao dinheiro e a dignidade do povo, deixando milhares de pessoas com a ajuda única dos céus.
Um mundo dá dicas de que chegou a sua reta final. Os Maias garantiam que não passávamos de 2012. Agora, o que vai ser? Continuo com meu violão, pondo-me a pensar... Que venha o que tiver de vir!



Marcos Ferreira Silva

Um comentário:

  1. Adoro a leveza dos seus textos!!Só vc para me lembrar de tanta coisa e ainda sim ser leve!! Ótimo como sempre!rs...

    ResponderExcluir