sábado, 9 de janeiro de 2010

Seguranças Nacional – A Ameaça (que começa por nós)

Um novo filme nacional estreará em maio deste ano, prometendo surpreender o público. Só que há algo diferente nele: é um filme de Ação. Não vou negar que quando vi o trailer na internet já fiquei eufórico.
Como admirador dos filmes de ação, nunca imaginei o Brasil fazendo um trabalho como o (para mim) clássico A Rocha (Sean Connery, Ed Harris e Nicolas Cage), A Outra Face, Exterminador do Futuro, Missão Impossível, A Saga de James Bond, entre outros.
Fiquei encantado pelo trailer destacando cenas aéreas, perseguição, lanchas e helicópteros. Parece que John Woo passou por ali.
No entanto, depois assistí-lo fui ver os comentários e me deparei com um monte de gente falando mal mesmo antes de assistir. Pode até ser que o filme me decepcione. Estamos sempre sujeitos a isso, mas a discussão levava ao ponto que “O Brasil ta copiando Hollywood”, blá, blá, blá... Agora me digam uma coisa; porque parece abominável se fazer produção de entretenimento no Brasil??? Por qual motivo nosso cinema tem sempre de mostrar a pobreza e o triste para ser respeitado. Gosto muito do cinema nacional e não é de hoje. É bom ver Cidade Deus, Carandiru e Central do Brasil, são filmes para se pensar, admirar, criticar, calar a boca de muitos e ser REAL. Mas também é bom assistir comédias que nos coçam as costas como o arrasa quarteirão Se Eu Fosse Você 1 e principalmente o 2, Mulher Invisível, O Alto da Compadecida, A grande Família.
Vamos aproveitar o ensejo e chorar com Dois Filhos de Francisco e Lula, o Filho do Brasil.
Um bom cinema tem de ser Lado A, B e C.
Vamos torcer para que apareça um novo Glauber Rocha, que Arnaldo Jabor volte a rodar um filme. Que os bons documentários como o de Caetano, Herbert Viana e a vida parecida com uma festa feita pelos “meninos dos Titãs” (já dizia o Barros de Alencar) saiam do pré-anonimato e que assuntos difíceis sejam tratados por outras instituições além de Globo e Record (vamos lá, Muito Além do Cidadão Kaine – quem conhece sabe do que estou falando).
Que o patrocínio surja de verdade e que cineastas possam vir juntos. Que a Arte não seja só a massa. Não nos manipularemos com um filme.
Aplaudiremos nosso cinema e nos divertiremos com ele. Não é necessário só chorar.
Outra pergunta: Por qual razão na hora de se divertir temos de procurar os blockbuster americanos? Eles nos manipulam com piadas e tiros em Los Angeles??? O erro foi cometido no passado, sim, mas não vamos ficar mais 'burros' nos divertindo.
Não vamos perder a nossa intelectualidade com isso. Vamos curtir e saber que o inteligente é aquele que sabe separar uma coisa da outra. Obrigado!
Marcos Ferreira Silva

Um comentário:

  1. oieeeeeeeeeeeeeee gatuhhh tu ta meio sumidinhu gatuhhhhhhhh vc ta bemmm?????

    qndu der o ar da graça a pareci por lá blz.

    se kuida e otimu findissssss

    bjússssssssssssssssss millllllllllllll

    Lena

    ResponderExcluir