quinta-feira, 30 de junho de 2011

O Brasil tem história!



O nosso país é Pop! E isso não é ruim. Mesmo que muitas pessoas achem exatamente o contrário, eu acho isso surpreendente. O mundo vive um colapso de personalidade, graças à internet. È tudo em demasia, e é tudo vulgarmente esquecido.
Não é para provocar que estou falando isso. Mas é fato que as novas tecnologias mudaram o perfil de todas as nações, mas agora, ainda imerso em todas essas “revoluções por minuto”, percebi que coisas boas estão acontecendo.
Com tudo que o nosso país sofreu, e ainda sofre, mas agora de um modo diferente, pois não podemos ser inocentes e achar que a violência não existe, que a miséria se dissipou ou que todos são, misticamente, felizes. A perfeição está bem longe de nós.
Porém, se foi a ditadura, já tivemos grandes poetas, fizemos músicas maravilhosas, ganhamos copas do mundo. Até tragédias e causos surpreendentes nós já tivemos. A repressão cultural não existe hoje, existe o mau gosto, mas isso sempre existiu.
Depois de vivermos a mercê de portugueses e militares, grandes artistas cantaram e nos mostraram a história da melhor forma. Gênios, que dificilmente serão superados, poetizaram a vida.
Antes, o país não tinha dinheiro, hoje tem. Falta para boa parte do povo, mas isso é consequência do capitalismo. No entanto, algumas coisas ficaram melhores. Isso sem defender governo Lula ou FHC, nem falar que Dilma é a melhor e eticetera e tal, mas que houve uma evolução, isso houve.
Mas o que me deixa feliz é que temos histórias pra contar. Por qual motivo comecei toda essa história? – você deve estar se perguntando. Acabei de ver um clipe com a linda e talentosa Aline Moraes e o premiado Wagner Moura cantando Tempo Perdido da Legião Urbana.
Trata-se do material de divulgação do filme “O homem do futuro”, que estreará somente em dois de setembro. E sabemos que quando o filme é anunciado com muita antecedência, existe, ao menos, a expectativa de sucesso. Algumas vezes essa expectativa é suprida com uma decepção, mas esse não parece o caso.
Achei de início que essa onda não passava de um golpe de marketing fulo (provavelmente Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos não estejam gostando nada disso), mas depois do bem sucedido clipe de Eduardo e Mônica que agitou a internet, durante a espera pelo longa Faroeste Caboclo, achei que a verdade era outra.
O que temos é história pra contar e reviver. E todo mundo gosta de uma boa história. Agora, temos tantas. Há poetas para recitar, tristezas para chorar, magoas para curar, e segredos para contar. Por que não fazer? Merecidas homenagens!
Claro que ainda há muito para se viver, e amanhã teremos novas histórias. Como diria o bom e velho Chico Buarque: Avoé, jovens a vista! Mas em tempos de tanta tecnologia, é a Legião, extinta no distante ano de 1996, que está nos trending topics do twitter.
Marcos Ferreira Silva

Um comentário:

  1. XD... vc sabe que o POP não me chama a atenção... mas fazer o que tdu é mídia né... de qq forma o texto ficou ótimo como sempre!!!

    ResponderExcluir