sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Segredos


“A vida é realmente uma caixinha de surpresas” -, isso é tão clichê e tão verdadeiro. Isso acontece pelo fato de sermos lotados de coisas secretas, cofres enfiados peito abaixo. Ninguém nesse mundo tem uma vida que seja realmente um livro aberto, mesmo que seja, nem todos pararão para ler. Talvez quem venha até ti vai procurar um capítulo específico, qual o lê e vai embora.
Além disso, enquanto a pessoa lê você está escrevendo mais páginas. Compulsivo e aficionado ao deslumbre do que acontece. Uma espécie de Stephen King da rotina da vida real. Outra pessoa não sabe que montas uma nova página desse livro que tolamente chamamos de vida.
Vida... Algo que nasce, se desenvolve e apaga, como um candelabro em uma ventania... a vida... misteriosa como é, a luz proveniente dessa tocha de fogo não cobre tudo que queríamos cobrir. Se cobre de um lado, descobre de outro.
Nesse espaço, entre uma lapada de luz e outra, objetos ficam no breu do anonimato, coisas que apenas nós sabemos. Quando lembramos fingimos esquecer, se esquecemos um dia a memória traz de volta, como um sumo sacerdote, fiel e vivo como sempre fora.
É dessas lacunas que se fazem os grandes mistérios que cada um de nós carrega. Não adianta fingir que não possui isso. Todos nós somos dependentes desses segredos que adocicam ou amargam nossa vida. Contar-lhes pode ser loucura ou sacrifício, esconder é tortuoso e triste.
É aquilo que quer falar e não fala, que quase sai como um grito, mas termina mesmo é num sussurro, apático e inexpressivo. E carrega-o como uma leve dor de cabeça em uma quarta-feira à tarde, da qual não consegue se livrar, mas que também não lhe cabe reclamar. Leva em silêncio, enquanto a dor inflama, piora a olhos vistos, mas sem que você se pronuncie a respeito.
E a dor que já lateja te consome, e você, abominando aquilo tudo, toca em frente. Mudo, à base de analgésicos, escondendo de si mesmo aquilo que gostaria de esquecer, torcendo inutilmente que passe após uma revigorante noite de sono. E consideras aquilo normal e corre ao trabalho na manhã seguinte.
Marcos Ferreira Silva

Um comentário:

  1. A vida e seus mistérios. Texto apaixonante como sempre e espero que seja esta evolução a cada vez mais... =)

    ResponderExcluir