segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Vinho de rosa

Na última sexta-feira, 10, São Paulo assistiu a gravação do DVD de um dos maiores nomes da música Católica no Brasil, o grupo Rosa de Saron. Consolidado no Rock, a banda de Campinas leva na bagagem 22 anos de história e um modo de falar das relações humanas e de Deus como nenhuma outra.
O HSBC HALL ficou pequeno para a empolgação das mais de 3.500 pessoas que lotaram a casa. “Eles são demais, são abençoados, mesmo” – dizia uma menina empolgada durante o Show.
Os jovens católicos ou de algum seguimento religioso são maioria no meio dos fãs do grupo, mas não são apenas esses os seus ouvintes. Cada vez mais pessoas conhecem e admiram os roqueiros campinenses. Com suas músicas cheias de mensagens de amor e esperança e um ritmo raro de se ver no país, o conjunto mescla músicas de amor a Deus, com temas sociais e até mesmo românticos, com bastante leveza.
“Nos alegra que as pessoas usem nossas músicas para dedicar a uma pessoa que ama, pois Deus é amor” – disse o baixista Rogério Feltrin no livro ‘Rock, Fé e Poesia’, lançado em 2008 durante as comemorações dos 20 anos da banda, junto ao CD e DVD ‘Rosa de Saron – acústico e ao vivo’, que alcançaram 425.000 cópias vendidas – números impressionantes em tempos de pirataria, diga-se de passagem.
O grupo que quebra paradigmas desde sua formação em 1988 e tem em seu currículo o disco Diante da Cruz (1994), considerado o primeiro álbum de Heavy Metal / Hardcore católico do mundo, supriu o desejo dos fãs na gravação do novo trabalho trazendo inovações musicais e tecnológicas.
A banda tocou 26 músicas que irão compor o DVD. Entre elas, canções que já haviam composto o repertório do álbum acústico como a queridinha das rádios ‘Sem Você’, os clássicos ‘Do alto da Pedra’, ‘Muitos choram’ e ‘Rara calma’ – com a Participação do cantor Maurício Manieri, - a primeira grande surpresa da noite que encantou o público com sua inusitada presença.
As canções do álbum Horizonte Distante (2009) foram as que tiveram mais espaço no show – o single ‘O Sol da meia-noite’ abriu o show e teve ainda ‘Minha Triste Imperfeição’, ‘Velhos Outonos’, ‘Mais que um mero Poema’, ‘Sobre Marés e Angras’, ‘Mesma Brisa’, ‘Entre Aspas’, ‘Na Chuva ao Fim da Tarde’, ‘Invisível’, ‘Um novo Adeus’, a emocionante ‘Menos de um Segundo’ com um depoimento tocante do vocalista Guilherme Sá e ‘Folhas do Chão’ com um pequeno pout-porri junto da música ‘With or without you’ do grupo Irlandês U2. Sucessos de outros discos também ganharam seu espaço; ‘Além do meu Jardim’, ‘Parúsia’, ‘Lembranças’ e ‘Tudo que é meu’ fizeram o público se emocionar.
Mas não era só isso que o grupo havia preparado para o público, mais cinco músicas inéditas incorporaram as demais; ‘Real em mim’, ‘Liberdade’ – com direito ao histórico discurso de Martin Luther King na introdução –, ‘Mais Além’, ‘Projecto Juno’, a bela ‘Você é tudo pra mim’ e o inusitado cover de ‘Mais uma vez’ do cantor Renato Russo, ex-líder do grupo Legião Urbana morto em 1996, vítima de HIV.
A banda impressionou o público com a qualidade instrumental de Eduardo Faro (guitarras / violões), Rogério Feltrin (baixo) e Wellington Greve (bateria) e a voz visceral de Guilherme de Sá (voz e violões / Guitarras), que segundo Maurício Manieri é “a melhor voz do Brasil”.
O espetáculo também contou com grandes efeitos de Luzes e um show de fogos no início e no fim da apresentação, deixando a plateia eufórica.
Quando as músicas se esgotaram, por volta da 1 e meia da manhã, a banda agradeceu a todos os presentes e fez uma oração, arrancando o silêncio das 3.500 pessoas presentes. Depois, entoaram um Pai Nosso seguido de uma Ave Maria rezada em coro por todo o HSBC HALL.
Os fãs vindos dos quatro cantos do país saíram com a expectativa do lançamento do DVD, previsto para Novembro deste ano.
Agora a banda volta a fazer shows já no próximo dia 17/09, em Macapá-AP e devido ao grande sucesso, voltarão a pisar no palco do HSBC dia 23 de Outubro.
Para os Rosarianos, a banda demonstrou de forma clara que estão mais fortes do que nunca e com a essência do trabalho cristão presente em cada canção. Como definiu o fã de Mogi das Cruzes, Willian, ‘O Rosa é como vinho, está cada vez melhor com o tempo’.

A banda Rosa de Saron (R. Feltrin, E. Faro, G. Sá e Grevão) lança
seu no 1º DVD elétrico em Novembro

2 comentários:

  1. adorei,eu não pude ir mas fico feliz por você ter ido e assim ter postado em seu blog como foi o show.
    espero poder ir no próximo show....e espero(com certeza)por mais um texto seu..rsrs.

    ResponderExcluir
  2. eu estou muito triste mesmo pq ñ pudi estar la presente, pois minha cidade é bem longe, + eu sei qui mesmo asim um dia eu vo poder ver eles tocando aqui em Pouso Alegre, pois eles são di+ eles são exemplos pra min di sanhtidade e perseverança, eu amo eles muito, mesmo qui ninquem acredite, + sei daquilo qui sinto por eles sei qui eles são meus anjos enviados por Deus através da musica amo muito eles!!

    ResponderExcluir