terça-feira, 7 de setembro de 2010

Quem tem razão nessa conversa?

Há alguns programas que tem se destacado na TV brasileira; os Talk Shows e os bons e velhos programas de entrevista.
No jornalismo, existe um certo preconceito com esse material, mas a inteligência e sarcasmo de seus mentores andam destruindo algumas barreiras. Muitos falam que são programas inúteis, sem teor de informação. Realmente, o foco é entreter, porém as boas produções costumam trazer convidados que geram belos debates racionais ou mesmo arrancam de nós boas risadas ou matam curiosidades espontâneas sobre esse ou aquele artista, político, ou simplesmente, pessoa interessante.
Exatos vinte e dois anos atrás, o humorista Jô Soares entrou na onda com o seu 'Onze e meia', pelo SBT, que muitas vezes começava depois da uma, como o próprio ironizava. O programa fez escola e muitos tentaram se matricular nela, mas o mundo das boas conversas é seleto.
Brito Junior tentou a idéia no, então recente , canal Record News, mas não engatou. Atualmente o cozinheiro e ex-parceiro de 'Hoje em dia', Edu Guedes, aposta em temperar seus pratos com boas conversas. Vai tentando.
Quando o entrevistado está de frente com a veterana Gabi, a conversa é um pouco mais 'cabeça', provocativa. A loira Marília Gabriela interroga em três emissoras com o mesmo dedo em riste e os óculos multifacetados. GNT e SBT vão muito bem, obrigado. O Roda Viva é outra história, ainda é necessário analisar com cuidado se o perfil da talentosa jornalista se alinha ao lendário programa. Uma inovação, para muitos, perigosa. Coisas de João Saiad.
Jô e Gabi são veteranos, mas de todos os novatos que excursionam nessas terras, os destaques vem da MTV Brasil. Figuras como o pragmático João Gordo apetitaram nosso bom gosto de curiosidades. Em seu extinto Gordo a Go Go, os entrevistados se sentiam a vontade com o deselegante apresentador. Com essa base, o programa proporcionava bons papos, alguns reveladores.
Quando o programa migrou para as visitas domiciliares, João entrevistou gente como Ronnie Von, Cláudia Leite, Di (Banda NX Zero), Arlindo Cruz, Celso Portiolli, Erasmo Carlos, Carlos Alberto de Nóbrega, Rubens Barrichelo, entre outros. A versatilidade dos entrevistados era marcada pela postura educada, mas provocativa do Gordo da Mtv.
João, mais leve e dono de uma sacada única para conversas de botequins, fez sucesso por mais de dez anos com clássicas entrevistas, até jogar tudo fora na Record.
A Mtv tinha a carta na manga e logo sacou um certo cantor Lobão e nos mostrou um sarcástico apresentador de primeira.
Com experiências em programas como o 'Saca Rolha', ao lado de Marcelo Tas e a bela Mariana Veickert, no Canal 21, o velho Lobo hoje incrementa discussões no MTV Debate e eleva assuntos surreais com os convidados do Lobotomia.
Polêmico, o cantor / apresentador repete a façanha de João Gordo ao quebrar carrancas dos telespectadores preconceituosos com seu trabalho e mostra, acima de tudo, muita inteligência em seus diálogos.
Todos os apresentadores citados têm algo em comum; prendem a atenção de todos com as conversas que todos nós queríamos ter tido.
O universo vive em eterno bate-papo. A comunicação é primordial, é primeiro poder, mas as prosas é que nos alegram.


Marcos Ferreira Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário