sábado, 15 de janeiro de 2011

A ‘Passione’ do Brasil

“Esta é uma obra de ficção. Qualquer semelhança com fatos ou personagens reais é mera coincidência”
Clara tinha em punho a arma do crime desde o início. Estava lá e você não viu porque não quis. O Fred? Ah, o Fred, esse foi o idiota da vez. Mas para (Reinaldo) Gianecchini, o filhote de ruindade comparado ao insosso Edu (Laços de Família - 2001) foi fruto de uma atuação até surpreendente. Totó foi o super homem das 09h. Só não voou. Morreu e ressuscitou na terceira semana e casou com a mulher do Ciro Gomes.
Já Leonardo Villar, no auge de seus 87 anos bem vividos e tão bem atuados, foi o grande veterano da trama, que também contava com Cleide Yaconis, Elias Gleiser e Emiliano Queiroz. Villar soube emocionar com simplicidade na pele do personagem de duas vidas Giovanni / Antero. 
Falando nisso, mas que novela gostosa de se ver. Valia o dobro por ter feras da terceira fase da vida mostrando que a melhor idade para arrancar risos e emoções é essa.
Seria injusto falar de cada um que se destacou na história dos Italianos que vem ao Brasil. Personagens como Berillo, Jéssica, Clô, Olavo (Cuoco), Mimi e até a bela Agostina foram sensacionais. Animaram, fizeram quebrar o gelo de um enredo tão pesado, tão enigmático.
Os coadjuvantes roubaram a cena com talento, mas sob direção de Denise Saraceni e um texto bem amarrado do mestre Silvio de Abreu, a “pompa e responsa” voltava naturalmente ao seu dono de direito, ou melhor, sua dona: Mrs. Fernanda Montenegro mostrou o que é fazer uma novela de verdade. Com convicção ao incorporar a matriarca (por direito) da família Gouveia, Fernanda foi além de uma simples novela, foi profundamente da dor de uma mãe e empresária roubada até a rapidez de uma astuta como poucas vistas.
Mas o renascimento de Totó ainda não foi maior que a salvação da “ruindade em pessoa” da Clara. Morta, ela mata, se joga, foge e engana todos. Igualzinho na vida real.
Mariana Ximenes, diga-se de passagem, firmou-se de vez como atriz. Encarou sua primeira vilã e deixou suas boas mocinhas enterradas no vasto campo sensual e inescrupuloso da complexada Clara. Ganhou status de celebridade. Em agosto de 2010, estampou a capa da Rolling Stone Brasil “com o diabo no corpo”.
O atormentado Fred foi ruim até dizer chega. Matou, roubou, vingou, mas não tanto quanto o anjo mau da bela Clara. Kiara!
A velha porca pedófila, vivida pela experiente Daisy Lucidi, foi o retrato do puro mal que perambula mundo afora.
Gerson decepcionou muita gente, mas foi o mais próximo do real possível, de um modo mais leve para o horário (óbvio). Mas as pessoas queriam que ele tivesse um alienígena na barriga ou o Bilu na tela do computador.
O Saulo foi mau (o mal dominou Passione) e morreu pelas mãos de quem o merecia.
Silvio fez uma trama envolvente, mas de audiência relativamente baixa. No entanto, isso não representa um fracasso, ao contrário, para os novos critérios de audiência esse foi um sucesso. Independente de ibope, foi uma história sensacional. Se apenas uma pessoa assistisse já seria um sucesso, porque é bom.
Mas quando se está na telinha é ruim para a própria massa que o assisti. O intelecto o tacha de nicho do mercado televisivo, sem ao menos assistir um capítulo que seja.
Para os pessimistas, vejam os números de acessos dos vídeos relacionados à novela no You Tube e provem do fracasso de maior credibilidade da história.
O pop é ruim. Hoje, Titanic é uma merda.
Palmas para Passione!
Marcos Ferreira Silva

5 comentários:

  1. Vou comentar por parágrafos, ok?
    1- A Clara foi uma vilã que tinha muita repugnância pela pedofilia (palmas para ela), mas nenhuma outra peneira para outros crimes. Ela só não aceitava crimes ou violências contra crianças, mas roubar, matar, mentir, enganar, trair, invejar, isso era permitido na cabecinha doente e limitada da personagem.
    2- Acho que quem mereceu destaque pela atuação, foi a Cleide. Suas caras, bocas e sorrisos malicosos é que fizeram dela uma bela atriz na falta de história da novela.
    3- Jesus! Nem os bons atores da novela - e olha que não eram poucos - conseguiram salvar aquele péssimo projeto falido do Silvio de Abreu.

    ResponderExcluir
  2. Go on!
    4- Discordo do enigmático, pois pra mim a novela foi só uma reprise mal feita de tantas outras. Mas concordo com a boa atuação de alguns atores. Gabriela Duarte deu um show! E a rainha do lixo também! Acho que elas foram o destaque da novela no quesito leveza.
    5- Nem sei quem foram os coadjuvantes dessa novela. Não consigo me lembrar. E sinceramente não acho que Silvio de Abreu tenha sido um mestre de enredo. Acho que ele se perdeu tanto no texto que não tinha mais saída para o final e deixou a coisa rolar solta. Além disso, ainda demonstrou prepotência ao dizer que a resposta da trama estava contida no primeiro capítulo. Aff... não viaja!
    6- Do que é que você está falando? Palmas para o Tony Ramos que sempre dá um show, em qualquer papel que atue, mesmo que a história seja péssima. Ele é demais e ponto! Agora a Clara, o Silvio de Abreu não sabia o que fazer com ela. Tentava confundir o público e na verdade quem estava confuso era ele. Que final daria à ela? Aí criou toda uma piração se inspirando nos enredos de Hollywood e achou que fechou com chave de ouro... Aff de novo!

    ResponderExcluir
  3. The End...
    7- Concordo! Ela também deu um show de interpretação e provou que pode ser quem quiser nas telinhas e telonas!
    8- Pobre Fred. Foi uma aposta mal feita de Silvio. E não digo nem pela personagem e nem pelo ator. O problema foi de novo o Silvio de Abreu. Queria construir um psicopata frio e calculista e acabou criando um "frankenstein" desgovernado e mal escrito... depois de um tempo percebeu que não havia mais o que fazer com a personagem perdida e deu aquele lamentável final. Triste! Triste mesmo.
    9- Essa mandava bem, aliás, muito bem! Também mereceu aplausos. Convencia qualquer um de que era mesmo uma velha porca!

    ResponderExcluir
  4. Só mais um pouquinho...
    10- Jesus! Esse foi outra aposta mal feita! Juro que seria mais interessante que ele visse marcianos nus no computador fazendo sexo selvagem ou comesse fezes de cachorro morto do que o decepcionante enigma desvelado. Que porcaria de enredo, que falta de história. O Silvio de novo não sabia o que fazer com o suspense miraculoso que criou e mais uma vez - eu creio - ele se perdeu na história.
    11- Era o único que sabia ser mau e ainda assim cativante! Sabia ofender, ser incisivo, machista, mentiroso, invejoso e sem escrúculos algum. A Clara tinha tanto ódio dele pela pedofilia praticada e por que não matou a avó que foi quem a inseriu nisso? E quase inseriu a irmã também... Erro de continuidade na história...
    12- Bom?! Não, não mesmo! Teve baixa audiência porque não cativava! Eram histórias jogadas e desconexas... Se perdiam por si só! Era ruim mesmo!

    ResponderExcluir
  5. Última parte... I promess
    13- Farei uma tese sobre isso!
    14- Você é um ET! sem ofensas...
    15- Mil vezes o Titanic!!! rsrsrs

    ResponderExcluir