sábado, 13 de março de 2010

Ludov ganha popularidade na Internet

A banda paulista aposta na rede de computadores para ganhar popularidade em tempos de pirataria
Com a constante queda nas vendas de CDs em todo o país, a internet se consolida como principal meio de divulgação de novos trabalhos musicais.
Para executar uma boa gravação nos dias de hoje, não é mais necessariamente preciso ter o antigo privilégio de um contrato com uma grande gravadora – hoje sinônimo de burocracia musical. A internet ajuda a promover novos e experientes artistas.
O Ludov divulga, desde o primeiro álbum – Dois a Rodar, lançado em 2004 – todas as suas músicas de trabalho antes na internet. O clipe da canção ‘Princesa’ foi um dos mais acessados no You Tube Brasil no ano de 2005, quando a ferramenta ainda estava se tornando uma realidade.
Desde então, a banda se tornou um exemplo de grupos que nasceram e ganharam instabilidade com fãs sendo divulgadas praticamente só na internet. Poucas vezes vimos o Ludov na televisão, porém o grupo lembra o reconhecimento que tiveram pela MTV Brasil principalmente nos anos de 2004 e 2005, quando seus clipes estiveram na programação e ganharam boas posições no Disk, a parada musical oficial da emissora na época, e três indicações a prêmios no VMB, uma das maiores premiações musicais do Brasil.
A vocalista Vanessa Krongold ressalta que até hoje a maior demonstração de carinho por parte dos fãs é ilustrado pelos e-mails enviados através do site da banda e isso se reflete no público que o grupo leva aos shows.
Mauro Motoki ressalta que o grupo pouco toca em rádios e na televisão. O único espaço que a banda costuma manter presença é na MTV e no canal pago Multishow o que há pouco tempo atrás impossibilitaria a banda até mesmo sobreviver com o dinheiro da música. “A internet possibilitou uma nova profissionalização da indústria cultural” – diz Vanessa Krongold.
O grupo também utiliza a internet para vender os produtos com a marca licenciada da banda, como camisetas e até mesmo CDs. Segundo eles “a divulgação pela internet ajuda a promover até a vendagem de discos, pois ainda existem pessoas que querem ter o prazer de comprar um CD, de revirar o encarte e tudo mais”.
Mesmo com a agenda lotada, o grupo sempre reserva um tempo para atualizar o Myspace, o Fotolog, Twitter e as demais ferramentas on line utilizada por eles. Pois a ferramenta é a principal porta de entrada do grupo.
Marcos Ferreira Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário