domingo, 23 de maio de 2010

Os lucros de uma comunicação bem organizada



Um novo campo de trabalho cresce no Brasil e no mundo de forma rápida e, naturalmente, organizada. A Comunicação Organizacional ou Comunicação Empresarial, como é mais conhecida, vive um período de ascensão, baseada numa preocupação que até pouco tempo não era sentida pelas empresas.
Comunicar-se tornou item a ser discutido em todas as empresas, não só como um diferencial, um jornal apenas para entreter, mas com uma finalidade aquém do que tradicionalmente era feito, aproximar clientes e funcionários em uma só causa: A qualidade da empresa, tanto para atender seus clientes, como no modo de integrar seus colaboradores.
A fim de obter um crescimento voltado para o mercado financeiro, seguindo as tendências econômicas das empresas - pois se tornou marca de qualidade imprescindível trabalhar a comunicação interna, porque funcionários bem munidos do que se passa na empresa em que trabalha tem melhores performances, pelo simples fato de falar a mesma língua que toda a instituição, conseguindo melhor focar os objetivos propostos pela entidade - a profissionalização do colaborador que executariam a tarefa começou a ser desenvolvida.
Missão, visão e valores deixaram de ser demagogia e tornaram-se itens de uma área a ser estudada e trabalhada por pessoas especializadas. Profissionais de várias vertentes passaram a recrutar de diversos setores para trabalhar em prol da comunicação.
A profissionalização da Comunicação Empresarial abriu um campo de trabalho para profissionais do Jornalismo, Marketing, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, cada um trazendo seus conhecimentos e executando uma linha de raciocínio projetada ao lado da presidência da empresa.
A imagem, ponto fundamental nessa empreitada, passa a ser trabalhada de um modo particular. Além de funcional, o trabalho tem der ser belo, atrair os olhos de colaboradores e clientes / usuários com a qualidade e praticidade, apoiadas em custos cabíveis a cada instituição.
O desenvolvimento exigido para a profissionalização dessa área passou a necessitar de um processo de aprendizagem direcionado, unicamente, a esse fim, colocando na grade dos cursos de jornalismo matérias e certificados voltados a Comunicação Empresarial.
Marcos Ferreira Silva

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