sábado, 1 de maio de 2010

Se possível, não permaneça na região das portas!

Todas as grandes metrópoles do mundo sofrem, ou já sofreram com problemas em seu sistema de transporte. Isso não é novidade em lugar nenhum, mas do outro lado de questões governamentais, estratégias e tudo que envolve o tema, está o usuário (injustamente chamado assim), sofrendo diariamente com o caos da sua cidade. Para chegar ao trabalho, muitas vezes, o cidadão passa horas preciosas no trânsito, ou exprimido em ônibus ou trens.
Em São Paulo, o governo investe milhões em publicidade, a fim de mostrar o trabalho de expansão nas suas linhas férreas (Trem / Metrô) – meio de transporte que o atual governo mostra como solução desse caos. Só que no remoto e escondido mundo do ‘cidadão comum’ o caos parece não acabar nunca, pode até mudar de forma, mas se mostra longe do fim.
No último dia 29 de abril, o problema diário de lentidão devido à falha na sinalização e problemas técnicos com os trens, causou mais que alguns minutos de atraso para muitos trabalhadores. Em pleno horário de pico a linha 8 da CPTM, que faz o percurso Itapevi / Julio Prestes, simplesmente entrou em colapso com dois trens quebrados na mesma seqüência que parou o andamento dos demais carros. Entre 6:20h e 11h da manhã o percurso estimado em 55min chegou a demorar até 3h e 40min.
Para quem estava no caos como Sérgio, que trabalha nas imediações da Estação Lapa e chegou 1h e 30min atrasado em seu trabalho nesse dia, se indignam com a situação: Como é possível se pagar esse absurdo de passagem e todo dia ser carregado como gado? As pessoas são carregadas espremidas uma nas outras, sem dignidade nenhuma.
Outro usuário protesta: Todo dia é a mesma história e o maquinista ainda solta “por favor, não permaneça na região das portas”. Parece piada.
Neste dia, usuários saltaram pelos trens, pois já não suportavam ficar dentro dos vagões e terminaram o percurso a pé ao lado da linha férrea.
A CPTM não se pronunciou a respeitou e apenas postou em seu site uma declaração que o usuário pode apresentar como justificativa pelo atraso na empresa:
Informamos que no dia 29/04/2010 - Quinta-Feira, no período das 06:20hs às 11:10hs, a circulação de trens na Linha 8 - DIAMANTE foi alterada em decorrência de problemas de natureza técnica, ampliando o intervalo e tempo de percurso das viagens.
Equipe de Atendimento ao Usuário
Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM
Não ouve pedidos de desculpas por parte da companhia.
Marcos Ferreira Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário