quarta-feira, 31 de outubro de 2012

A volta da Rádio Rock São Paulo


Seis anos após uma radical mudança na programação da emissora de rádio 89 FM, conhecida durante anos como a rádio rock, o canal voltou a mostrar sinais de que pode retornar à sua essência.
No último sábado, dia 27, às 10h, a transmissão da 89.1 MHz de São Paulo foi baseada na velha fórmula da rádio. As vinhetas e a nostálgica apresentação do locutor Tatola remetia aos áureos tempos da estação.
Quem sintonizou a 89 das 10h às 14h e das 19h às 22h do sábado, teve a sensação de voltar ao passado. Com clássicos do rock das décadas de 60 a 2000, os anos 80 e 90 ficaram em evidência, marca da emissora desde sua fundação em dezembro de 1985 até o fim de maio de 2006.
No domingo, dia 28, a emissora também esteve no ar com o antigo formato em dois horários, diminuindo apenas no período noturno para das 19h às 21h.
O site www.radiorock.com.br transmite desde o dia 27 uma programação completa dedicada ao antigo formato. A página na internet não tem nenhuma ligação ao site atual da rádio, inteiramente voltada à música pop, dance music, black e outros gêneros.
A página da rádio rock no Facebook, até o fim dessa edição, já acumulava quase 29 mil ‘curtidas’. No fim de semana em que o rock entrou novamente na programação da 89.1 MHz, a notícia se espalhou pelas redes sociais numa torcida nunca antes vista para o retorno de uma programação radiofônica.
Rumores de que a programação focada no rock ainda não está inteiramente na emissora devido a contratos publicitários é motivada por chamadas durante o tempo em que o locutor Tatola esteve à frente das 9 horas de espaço que o ritmo teve no último fim de semana.
O site da Rádio Rock também faz menção com o slogan “Estamos trabalhando pesado para trazer a sua rádio de volta”. Nos intervalos das músicas também é citado que a Rádio 89 está voltando, sem dizer ao certo se o espaço na emissora será preenchido por completo ou se apenas a rádio online ficará disponível aos ouvintes.
Antes dos últimos acontecimentos era dada como certo a venda da atual rádio 89 FM, devido problemas em conseguir anunciantes. Após o ano de 2011 com turbulências internas e até a migração da emissora para uma rádio customizada pela marca Fast, em 2012, notícias sobre a venda do espaço para um grupo evangélico era vista como fato consumado.
Até momento nenhum representante da 89 se pronunciou oficialmente.
A volta do Rock aos meios de comunicação
Muito se fala sobre a decadência do rock. Nos grandes veículos de comunicação, apenas Boys Bands carregam o nome do ritmo, indignando os apreciadores do universo rockeiro.
Enfatizamos que o rock é um ritmo de grandes dimensões e que atinge desde bandas alternativas, grupos com sons mais pesados, até grandes baladas e bandas conhecidas no mundo inteiro.
No Brasil, o 'funk pancadão' ganhou milhões de adeptos nos últimos anos. Carregando um ritmo repetitivo e letras cheias de orgias, muitas com apologias ao crime e depreciação da imagem da mulher na sociedade, com altas doses de palavrões e gírias sexuais.
Crianças e jovens cada vez mais aderem ao ritmo com zero de conteúdo intelectual. A volta da 89 a Rádio Rock, surge na grande mídia não só para agradar os velhos adeptos, que em sua maioria nunca abandonou a predileção pelo estilo, mas também para ser uma nova opção aos jovens que não conhecem esse tal de rock’ n Roll.
Marcos Ferreira Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário